Na 1ª pessoa

A rosácea foi-me diagnosticada há cerca de 4 meses. A primeira coisa que fiz depois de sair do consultório do dermatologista, foi procurar informações sobre a doença na internet. Na verdade, existem diversos sites com informações sobre a doença em si,  mas muito poucas sobre as pessoas e muito menos sobre o contexto português. Um dos primeiros pensamentos que tive e que ainda mantenho, é como pode ser possível, que em todo o lado eu leia "a rosácea é uma doença comum", e eu não conheça ninguém. É que a rosácea não é propriamente a coisa mais fácil de "esconder", está na cara! e eu desconheço que na minha rede social exista outra pessoa que tenha rosácea.

Como recente portadora (nem sei se este termo 'portador', é correcto) de rosácea , a já minha melhor amiga, que me acompanhará até ao último dia da minha vida, necessitei de perceber que eu não sou a única, que há mais como eu por aí, mas na verdade, não é muito fácil encontrar pessoas que percebam realmente como é (sobre)viver assim.

Parece-me que a existência de um grupo de partilha, inter-ajuda, ou o que quer que seja!, era importante. Um grupo que nos reúna de alguma forma, pelo menos para sabermos que há alguém que percebe a nossa realidade. Desconheço que exista em Portugal, este tipo de comunidade/grupo; desconheço também se existe no Brasil ou noutro país de língua portuguesa. Quem sabe, a minha meta para o próximo ano, criar este grupo, mesmo não sabendo nem por onde começar...


- Se quiserem partilhar a vossa história, terei muito gosto em publicá-la aqui. É só enviá-la para: temosrosacea@gmail.com. Se preferirem, podem sempre deixar mensagem nas secções de comentários ou na caixa aqui do lado direito.


(A criadora do blogue, Setembro, 2011)

18 comentários:

  1. O Portal de Angola está a partilhar este Blog. http://www.portaldeangola.com

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Boa ideia esta que tiveste. Tenho rosácea num nível ainda baixo mas a minha mãe já tem uma vermelhidão muito grande e permanente no rosto (tem pouco mais de 40 anos). No meu caso a rosácea é genética. Admito que, para quem se preocupa tanto com a imagem, não tenho qualquer cuidado com este meu problema de pele que sei que pode ser diminuído (ela não desaparece) com cuidados para peles extremamente sensíveis.

    ResponderEliminar
  3. Olá eu "convivo" com este problema desde há muitos anos (rinofima) e nestes 3 últimos pus mãos-à-obra. A verdade éque consegui resultados agradáveis. Fiz um pequeno site com a minha experiência: http://www.saude.ptsite.eu

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa sua iniciativa de criar um grupo para compartilhar dificuldades, tratamentos, apoio mutuo. Certamente vc terá sucesso e ira ajudar muitas pessoas. Ânimo! Excelente blogger. Força e fé.

    ResponderEliminar
  5. Boas! Tenho 38 anos e já tenho Rosácea há mais de 20 anos. É verdade que nos limita bastante e não nos deixa ser aquilo que realmente poderíamos ser. Sou obrigado a evitar muitas coisas para a conseguir ter minimamente controlada, mas mesmo assim frequento um ginásio e faço exercício físico regularmente, bebo alcoól e café (moderadamente) e faço praia no verão. A minha Rosácea é mais chata durante o Inverno devido ás variações bruscas de temperatura e por isso a maior parte de tratamento que faço é nessa altura, sempre com acompanhamento do dermatologista. O grande senão é que os tratamentos não funcionam igualmente para todas as pessoas e cada um tem que procurar o que funciona melhor para si e também tentar evitar as causas o mais possível. No meu caso evitar ou reduzir o stress e as variações bruscas de temperatura são o principal.
    Força e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  6. Olá, eu tenho rosácea e aprende a viver com ela para isso mudei meu abto alimentar cortei o café,pimentas, pimentões, gengibre, chocolate e cha verde e pela manhã bebo um copo com água gelada e depois um de suco de verduras, tomate ou cenouras. A rosácea geralmente está relacionada com estomago e figado por isso temos que cuidar bem deles. A pele cuidei com uma pomada que comprei em Manaus a base de pau rosa, andiroba e outrto. O resultado foi imediato da noite pro dia hoje vivo bem minha pele está ótima. Mas quando ela quer aparecer eu passo a pomada e pronto. Qualquer coisa estou a disposição bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual o nome da pomada, minha pele esta horrivel, nao consegui encontrar um dermatologista que me ajude de fato...

      Eliminar
    2. Também gostaria de saber o nome da pomada, por favor!!!

      Eliminar
  7. Qual o nome da pomada por favor... Quero tentar... Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá desculpa... Não me identifiquei... Meu nome e Luciana e estou na luta também com a rosácea. Paty se puder enviar a composição e onde comprou esta pomada ficarei agradecida. Email.. lucianagutier@gmail.com...

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Por favor, gostaria de dicas sobre alimentação. Tenho Rosácea e um fígado ruim, que parece ser um dos "gatilhos".

    ResponderEliminar
  11. Meu email é aucired@gmail.com
    obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Meu email é aucired@gmail.com
    obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Por favor, gostaria de dicas sobre alimentação. Tenho Rosácea e um fígado ruim, que parece ser um dos "gatilhos".

    ResponderEliminar
  14. Ola, tenho 39 anos e rosacea e foi-me receitado Actidox, Akne-mycin e creme rosto SensibioAr Bioderma. A minha pele é muito sensível, e estando exposta diariamente ao ar condicionado, apresentava-se sempre vermelha, inchada, com pequenas borbulhinhas
    e zonas muito secas. O tratamento piorou o aspecto e decidi pesquisar na net e experimentei (não tinha nada a perder) o seguinte :
    - máscara de açafrão da Índia, mel e leite. As propriedades destes ingredientes para espanto meu acalmaram a pele que ficou menos vermelha. Fiz isto dia sim dia não.
    -mistura de Halibut com Bepanthene em partes iguais, apliquei como creme d noite e voila, o verdadeiro milagre aconteceu.
    A minha pele teve melhorias significativas, hidratou e secou as borbulhinhas.
    Deixo o meu testemunho na esperança de vos ajudar.

    ResponderEliminar
  15. POSSO AJUDAR..
    Ao fim de muitos anos de rosácea e muitos cremes posso dizer que o problema já pouco me incomoda..
    1º conselho: creme protetor solar diário com côr. mesmo que a pele fique vermelha nota-se MUITO menos.. ou então aqueles cremmes BB ou CC para a noite que cobrem mais ainda..
    2ºconselho: 2 Litros de água por dia no mínimo. pensem o que acontece ao motor de um carro quando não tem água.. o motor sobreaquece..com as pessoas é igual..
    3º conselho: alimentação Alcalina, ou "dieta alcalina" que se baseia em evitar os alimentos ácidos e escolher os que são alcalinos.. o corpo fica menos acido e reage muito melhor as variações de temperatura..
    4º conselho: adicionem a vossa alimentação suplementos naturais que dão poderes ao organismo (Linhaça moída, Sementes de chia, levedura de cerveja, á venda nos supermercados, misturando na sopa), uns sucos Detox por exemplo (rodelas Gengibre, cenoura, maçã golden, 1 folha couve, e agua) entre outros..
    5ª conselho: Associem crises de calor ou picação, com o uso de wifi,GPRS,GPs no telemóvel/ portátil/ tlf sem fios (devido as radiações) para saber se vos faz ou não diferença.. a mim fazia MUITA .. dava me muito calor e picação.
    6º Conselho : abandonem o uso do micro-ondas, pois ele altera os alimentos e liberta MUITA radiação para fora da porta, que nos afeta a pele.. (tenho um detetor de radiações que usei para testar o que digo) Podem aquecer a sopa nom tacho anti-aderente, e a outra comida aquecer no forno..
    7º conselho: controlem o stress. Desvalorizem as pequenas coisas que não gostatam ou que não correm bem. Façam momentos Zen que vos dêm energia.. Exemplo(musica bem calma ao ler uma revista/livro)(um filme que gostem, no sofá)(passeio no jardim ou praia) etc. ou para controlar mais, uns valdispert ajudam..

    TENHO A CERTEZA que algo do que escrevi vos vai ajudar bastante..

    SEJAM FELIZES :)

    ResponderEliminar
  16. A minha rosácea começou em julho de 2019, após uma viagem à Lisboa para um congresso. Desde então, tenho feito tratamento. A inflamação cedeu. Mas, como chamou alguém, o efeito de "picação" vem de dentro para fora, como se fosse uma febre. Estou com azuleno líquido e pomada, de farmácia de manipulação. Será que a rosácea não cura nunca?

    ResponderEliminar